segunda-feira, 12 de março de 2012

Como Pronunciar Bem em Inglês?

Palavras com Escrita Diferente e Pronúncia Igual


Sei que a maioria dos estudantes nem se importam com as transcrições estranhas (símbolos fonéticos) que os bons dicionários têm antes da definição de uma palavra. Eu mesmo era um desses que ridicularizava tais símbolos, eu costumava dizer que para entendê-los era necessário fazer um curso específico. Infelizmente  por não considerá-los perdi muito tempo no quanto a proficiência linguística e no aperfeiçoamento de minha pronúncia. Depois que descobri esta fantástica ferramenta auxiliadora, sempre desejei ensinar esse segredo aos meus alunos. Portanto, resolvi escrever artigos falam da importância dos símbolos fonéticos para o aperfeiçoamento da pronúncia. No aprendizado de qualquer idioma é fundamental saber a pronuncia correta das palavras. Falar corretamente também auxilia no entendimento do idioma. O problema de pronunciar errado é que você vai esperar ouvir da forma que você fala. Mas, o nativos não falarão do jeito que você espera.

Vou dar um exemplo do que acabei de falar acima. Um americano conversando com um brasileiro que aprendera inglês numa escola particular no Brasil, na qual o professor não se preocupava com a pronuncia, fez a seguinte pergunta: Where are the girls? O brasileiro não entendeu esta simples pergunta. E a razão foi que ele aprendeu que garota em inglês era “géu” e não /ˈgɜrl/ que é a maneira correta de se pronunciar essa palavra. Para que houvesse comunicação, o americano teve que usar outro recurso da comunicação, ele fez gestos com suas mãos desenhando no ar a silhueta de uma mulher. O problema foi resolvido, a gestigulação faz parte da comunicação, mas nem todas as palavras podem ser representas por gestos como nesse caso.

Por essa razão, pretendo ajudar aqueles que desejam ter uma boa pronuncia desvendando “Alfabeto Fonético Internacional”, que foi desenvolvido para representar os sons da língua de forma visual. Ao aprender este alfabeto, você será capaz de pronunciar corretamente todas as palavras novas que aprender. O sistema ortográfico de um idioma representa somente a forma escrita das palavras, a forma falada é representada por símbolos fonéticos. Quando o aluno aprende utilizar os símbolos fonéticos a seu favor sua pronúncia começa melhorar consideravelmente.

Um bom exemplo para entender o que eu estou falando é o da palavra EWE, pois tem a mesma pronúncia da YOU, mas como visualizar isso? Olhando a fonética das duas. Para fazer isso digite-as no dicionário da Cambridge na coluna da direita. Lá você poderá visualizar e ouvir a pronúncia das duas palavras. Lembre-se de fazer essa pesquisa todas as vezes que aprender uma nova palavra. Muito bem, bons estudo e se precisar de aulas particulares clique na aba "Aulas Particulares de Inglês" para ver como me contatar.

Baixe o Quadro Fonêmico Clicando na Imagem

DO QUADRO NA COLUNA DA DIREITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário